· A partir da epistemologia genética piagetiana que o construtivismo emergiu como tendência pedagógica e contribuiu para inovar o campo do ensino da matemática;
· Mudança: Substituição da prática mecânica do estudo da matemática por uma prática pedagógica com ajuda de materiais concretos;
· “Pensamento não tem fronteiras, que ele se constrói, se desconstrói, se reconstrói” (p.19) ;
· Estruturas de pensamento da criança: São construídas em longas etapas de reflexão e remanejamento;
· Tendência construtivista: nega a teoria racionalista ( conhecimento não é somente uma elaboração mental) e a teoria empirista ( o meio é a fonte de conhecimento matemático e não o sujeito reflexivo);
· Conhecimento = Ação interativa/reflexiva do homem com o meio;
· O processo é mais priorizado que o produto do conhecimento;
· Finalidade do ensino da matemática é de natureza formativa. O importante não é aprender isto ou aquilo, mas aprender a aprender;
· Erro: Manifestação positiva que possui grande valor pedagógico. Reflexão do pensamento : Descobrir como a criança chegou até o erro ( o que ela pensou?)
· Questão polêmica: A psicologia é tomada pela tendência construtivista como núcleo central de orientação pedagógica. A psicologia oferece importantes subsídios para a pedagogia, mas não deve ser usada como única fonte de orientação da prática pedagógica.
Ação dinâmica interativa/reflexiva do homem com o meio que o cerca
Aprender a aprender – desenvolvimento do pensamento lógico formal
Importância do erro
Referências bibliográficas:
FIORENTINI, Dario. Alguns modos de ver e conceber o ensino da matemática no Brasil. Zetetiké, Campinas, n. 4, p. 1-34, nov., 1994.
< http://busca.unisul.br/pdf/89279_Diva.pdf > Acesso em 13 ago 2010
Acadêmica: Caroline Neubert
7ª fase - Pedagogia - UDESC
Best new casino site【Malaysia】【WG】casino sites with a
ResponderExcluirAll new casino sites in Malaysia · Best casino site at betway · Best casino site at csgomecasino · luckyclub.live Best casino site at lotto casino · Best casino site